quinta-feira, 16 de abril de 2015

ARTIGO DE OPINIÃO: o que é? Como fazer?


                                                          ARTIGO DE OPINIÃO

Como já indica o próprio nome, é um texto no qual o autor expõe seu posicionamento diante de algum tema atual e de interesse de muitos. Por ser um texto dissertativo que apresenta argumentos sobre o assunto abordado, seu autor, além de expor seu ponto de vista, deve sustentá-lo por meio de informações coerentes e admissíveis.  Assim,  as ideias defendidas no artigo de opinião são de total responsabilidade do autor, que deve ter cuidado com a veracidade dos elementos apresentados, além de assinar o texto no final.

Uma característica inerente a esse tipo de gênero textual é a persuasão, que consiste na tentativa do escritor de convencer o leitor a adotar a opinião apresentada. Por este motivo, é comum presenciarmos descrições detalhadas, apelo emotivo, acusações, humor satírico, ironia e fontes de informações precisas. Em geral é escrito em primeira pessoa, por se tratar de um texto com marcas pessoais e, portanto, com indícios claros de subjetividade. Mas pode também ser escrito em terceira pessoa, dependendo do estilo e da intenção do autor.

Para produzir um artigo de opinião siga as orientações a seguir:
a) Após a leitura de vários pontos de vista, anote num papel os argumentos que achou melhor, eles podem ser úteis para fundamentar o ponto de vista que você irá desenvolver.
b) Ao compor seu texto, leve em consideração o interlocutor: quem irá ler sua produção. A linguagem deve ser adequada ao gênero e ao perfil do público leitor.
c) Escolha os argumentos, entre os que anotou, que podem fundamentar a ideia principal do texto de modo mais consciente e desenvolva-os.
d) Pense num enunciado capaz de expressar a ideia principal que pretende defender.
e) Pense na melhor forma possível de concluir seu texto: retome o que foi exposto, ou confirme a ideia principal, ou faça uma citação de algum escritor ou alguém importante na área relativa ao tema debatido.
f) Crie um título que desperte o interesse e a curiosidade do leitor.
g) Formate seu texto em colunas e coloque entre elas uma chamada (um importante e pequeno trecho do seu texto).
h) Após o término, releia o texto observando se nele você se posiciona claramente sobre o tema; se a ideia é fundamentada 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário abaixo: