quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Tecnologia e EAD: derrubando muros e criando pontes.


                         Tecnologia e EAD:  derrubando muros e criando pontes.


O pulo do gato da EaD é não transformar o conteúdo online em "planilha eletrônica", e sim, usar ferramentas que não poderiam ser usadas com papel, ou que podem ser muito facilitadas pelo meio digital.
Para o bom andamento do Curso necessitamos de avaliação semanal do andamento do curso. Avaliar os alunos, e eles avaliarem o  conteúdo.
Hangout noGoogle+  é interessante como complemento à matérias como matemática, física, química, biologia, inglês, português, enfim praticamente todas.
Vejo com bons olhos pois,  é possível contornar os problemas geográficos e enriquecer as etapas de ensino.
A linguagem digital está aí, sem volta. Nós estamos usando esse recurso neste momento. Se uma pessoa frequentar blogs mequetrefes, nada terá de enriquecedor. Sentar numa sala e bater papo com amigos é gostoso e tem suas características. Por outro lado, aqui, temos a oportunidade de conversar com pessoas que estão distantes geograficamente, com vivências diferentes. Podemos sentar, ler e escrever, pausar para fazer outra atividade, portanto, apresenta outras peculiaridades, melhores ou piores, enfim...DIFERENTES do contato pessoal, interessantes e enriquecedoras.
Necessário se faz  iniciar com o preparo dos professores para não correr o risco de "queimar" uma oportunidade que pode ser interessante. Nós professores temos muito a aprender com essa ferramenta.


O uso do Hangout no Google+ 

Organizar Hangouts no Google+ pode ser uma ótima forma para se conectar em tempo real com os alunos. É uma tarefa relativamente simples, mas existem algumas dicas e truques para aproveitar ao máximo o nosso tempo e o tempo dos participantes.

Como funciona? 
1.Transmitir ao vivo e publicamente. Antes de começarmos um hangout, é só marcar a opção “ativar Hangouts OnAir”. Depois, já dentro do hangout, quando estivermos  prontos, apertamos o botão "iniciar transmissão" e o hangout passará a ser transmitido ao vivo para o mundo inteiro – pelo nosso perfil do Google+ e o canal do YouTube. Além disso, podemos colocar esse vídeo ao vivo do YouTubeem no  site ou blog, da mesma forma que colocamos qualquer outro vídeo doYouTube (mesmo este sendo ao vivo).
2. Audiência. Durante a transmissão é possível ver exatamente quantas pessoas estão assistindo ao vivo. É importante descobrir as melhores formas de usar a funcionalidades do Hangout para garantir que experiência seja divertida e produtiva para todos os envolvidos.

 Como Gravar e compartilhar.

 Quando a transmissão terminar, o YouTube faz um upload automático da gravação do Hangout On Air para o canal do YouTube e coloca esse vídeo no  post original do Google+. Desse jeito fica fácil compartilhar e comentar o hangout com quem perdeu a transmissão ao vivo.
Elaboramos algumas dicas para que você se aventure nesta ótima ferramenta criada pelo Google.
1. Pensar em um título que deixa bem claro para os alunos sobre o assunto do Hangout.
2. Certificar-se que os alunos estão a par de todos os requisitos de sistema necessários e que todos possuem conexão à Internet com largura de banda adequada para vídeo conferências.
3. Monitorar os comentários, observe o que eles estão fazendo para que ninguém fique para trás ou perdido no conteúdo.
4. Se é a primeira vez, fazer um ensaio antes da sessão real para obter alguma prática, aprender o formato e verificar eventuais problemas práticos com relação a tecnologia que podem acontecer.
Interação! Fazer com que os alunos se sintam integrantes do processo. O ideal é que todos falem entre si.
Utilizar as funcionalidades integradas. O Hangouts do Google+ permite o compartilhamento de documentos, imagens e sons. O trabalho pode ser feito de formar colaborativa.
Questionar os alunos. Perguntar a eles que tipo de método pode ser mais interessante para construir o curso on-line. Podem surgir grandes ideias para melhorar a experiência de todos.
 Preparar, preparar e preparar. Pode parecer informal, mas  devemos  nos preparar como faríamos em qualquer outra experiência educacional.
Iniciar a sessão Hangout mais cedo, para que todos tenham tempo de instalar os recursos necessários. Dizer aos alunos que a sessão está prestes a começar e orientar caso necessário
Incentivar os participantes para ativar a opção de silenciar os microfones quando eles não estão conversando. Isso reduz o ruído de fundo e torna mais fácil para todo mundo ouvir quem está falando no momento, sem interrupções.
Divirta-se! Mesmo sendo uma aula, deixar os alunos demonstrarem que estão se divertindo com o assunto. Isso vai melhorar o humor da turma e aproximar mais os participantes.
Quando finalizar o Hangout, procurar seguir os alunos para ver se eles não ficaram com alguma dúvida, assim você poderá continuar interagindo e obter um feedback para ajudá-lo da próxima vez.
Não tenhamos vergonha! Aprendamos com a experiência Façamos o nosso melhor e utilizemos as tecnologias para compartilhar conhecimento.
 


2 comentários:

Will disse...

Interessante forma de alcançar os objetivos da aprendizagem. A didática da EAD é um solo fértil para semear criatividade.

Ótima quinta para você!

rosadaserra disse...

Saudade de sua presença, meu poeta! Ensinar com arte é usar a criatividade e a sensibilidade como ponte...
Meu abraço de bom dia!

Postar um comentário

Faça seu comentário abaixo: