quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

O DESAFIO DE UMA INTERAÇÃO DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA




Cadernos da Pedagogia Ano 02 Volume 02 Número 04 agosto/dezembro 2008 112

O DESAFIO DE UMA INTERAÇÃO DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO
A DISTÂNCIA: O TUTOR E SUA IMPORTÂNCIA NESSE PROCESSO
Daniel MILL

Denise ABREU-E-LIMA

Valéria Sperduti LIMA

Regina Maria Simões Puccinelli TANCREDI

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a importância do sistema de tutoria virtual no processo
de ensinoaprendizagem da educação a distância (EaD), buscando refletir sobre as condições de trabalho do docentetutor e compreender as características e especificidades do seu trabalho. Esse trabalhador docentetutor surge como uma nova e importante figura profissional da educação, mas ainda há muito a ser compreendido a seu respeito. Em um contexto de plena expansão da EaD, com a oferta de vagas em nível superior pelo programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), é necessário compreender melhor o trabalho docente. Questões como uso dos tempos e espaços de trabalho do tutor, dificuldades e desafios advindos da prática do tutor, competências e saberes necessários para desenvolver seu trabalho, tecnologias mediadoras das atividades e propostas de interação entre tutor-aluno, tutor-professor, são discutidas e apresentadas no texto.


Dicas que foram dadas por tutores virtuais participantes da pesquisa e foram sistematizadas pelo autor para apresentação didática ao leitor. O travessão (—) indica a separação entre as dicas de tutores diferentes.  Cadernos da Pedagogia Ano 02 Volume 02 Número 04 agosto/dezembro 2008


Convencer-se: antes de qualquer coisa, é extremamente importante verificar se é exatamente esse tipo de trabalho que você deseja e saiba que a grande dedicação precisa ser contínua no processo.

Organizar-se: a EaD demanda muita organização pessoal, do tempo e do trabalho a ser executado. É importante ter muita disciplina,organização e responsabilidade, inclusive para respeitar aos seus próprios tempos e espaços de trabalho e descanso. A disciplina, o planejamento e a execução do trabalho são processos obrigatórios para você vencer as intenções pedagógicas propostas.

Disciplinar-se: Ritmo e periodicidade são as chaves para não acumular trabalho. Não adie suas tarefas, divulgue seus horários de trabalho e acesse o curso regularmente (uma vez por dia, se possível) — isso vai fazer a diferença, pois, embora estranho, assim trabalhará menos: não acumulará nada e seus alunos serão bem atendidos...

Expressar-se: Clareza na exposição de idéias é imprescindível. Busque melhorar a
redação (correção gramatical, ortográfica, estrutura do texto etc.; revisite a gramática e livros de redação) e aprenda a ter objetividade nas suas explicações e/ou orientações.

Compartilhar-se: Tenha paciência com alunos e colegas e cultive o movimento de empatia (para entender o outro) e simpatia também. A sinergia e a inteligência coletiva são pontos chave: a partilha do conhecimento, o trabalho em equipe e a pesquisa são condutas necessárias para alcançar bons resultados.


Dedicar-se: Aperfeiçoamento profissional constante e disponibilidade. Para além de teorias, repense sua formação didáticopedagógica... O aluno do curso à distância parece ser mais carente, precisa de muita atenção. Dedicação e rapidez nas respostas ao aluno evita evasão.

Responsabilizar-se: Não confundir EaD com trabalho fácil, pois não é: o trabalho na EaD demanda muito tempo e, por isso, organização e planejamento são importantes. Também importante é o despir se do preconceito de que EaD não funciona... qualidade e seriedade precisam estar sempre em alta.

Cuidar-se: Preparem os olhos, as mãos, pulsos e dedos, a coluna, o espírito da esposa/marido e as alterações de humor. Reservar um tempo para o lazer, não deixar que o trabalho tome todo seu tempo.

Desafiar-se: Aceitem o desafio! Trabalhem com dedicação e empenho. Façam tudo que for possível para que os alunos não desistam do curso nas primeiras duas semanas. Se conseguir mantê-los ativos nas duas primeiras semanas, a probabilidade deste aluno concluir o curso com êxito é muito maior. Captar o espírito da coisa é o mais desafiador, o resto acontece!

 Buscar desenvolver a criatividade. EaD requer criatividade no processo de tutoria.

*** Trecho retirado do artigo postado na Biblioteca do Curso da UAB

2 comentários:

Will disse...

Senti uma saudade do tempo que fui professor, agora.

Final de semana maravilhoso para você!

rosadaserra disse...

Bom dia, amigo poeta!
A arte de educar é a arte da palavra, da sensibilidade, da criatividade.
Ao mesmo racional e acadêmica é emocional e humanamente poética.
Meu carinho, Rosa Maria

Postar um comentário

Faça seu comentário abaixo: