quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Primavera: Flores e Estrelas

(Tela de Vincent Van Gogh “A Noite Estrelada”)

Desde criança tenho mania de fitar o céu, todas as noites. Nesta época, não tenho tido a visão alegre e luminosa das estrelas porque um véu grosso de poeira, que sobe da terra, impede meus olhos de se deliciarem com as pequeninas luzes das estrelas. A razão disto é que a poeira é tanta e, há tempos, por não termos tido chuvas, o céu não permite ver as pequeninas luzes das estrelas, escondidas atrás da camada grosseira do pó que sobe. Não sei por que hoje, isso me fez refletir sobre nossas nuvens interiores.
De fato, nosso olhar, que só vê no sentido horizontal, deveria educar-se para voltar-se para o alto. Nunca deveríamos esquecer que os bens divinos que nos irão nos fazer mais belos e mais ricos em nossa essência. Todas as respostas, concretas ou sutis, estão lá em cima, onde repousam as certezas das nossas esperanças.
Fomos feitos para subir. Nosso olhar não deveria contemplar apenas a linha reta do horizonte. Somos feitos para o alto, onde brilham as luzes da sabedoria.
Nesta época, ao aproximar-se a primavera, a natureza que parecia repousar e dormir, desperta e desabrocha. Os ipês enriquecem, com o ouro de suas flores, os caminhos de nossos passos. Os jardins se colorem com a delicada beleza das flores. É uma vida nova que nos convida a renovar a vida interior da alma e do coração. É hora de florir...
A dureza do nosso dia-a-dia, com a preocupação justa de sobrevivência, nos tira a visão alta de nosso destino. Vivemos mergulhados no corre-corre dos nossos deveres e nos esquecemos de erguer os olhos para o alto.
No dia-a-dia, pode ser que venhamos a esquecer que somos convidados a participar das riquezas da vida. É com nosso olhar aprofundado para o espetáculo do universo, que poderemos colaborar para que os campos místicos do destino se cubram do colorido das flores. A primavera chegou. É tempo de florir.

Rosa Maria Olimpio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário abaixo: