quinta-feira, 4 de março de 2010

WALDEN ou a vida nos bosques:li e recomendo...

Li,amei, e recomendo...


Fui para os bosques porque desejava deliberadamente viver, enfrentar apenas os factos essenciais da vida, e ver se poderia aprender tudo o que ela tinha para ensinar.
Queria viver profundamente e sugar todo o tutano da vida, viver com tanto vigor que conseguisse aniquilar tudo o que não fosse vida, empurrar a vida contra uma esquina; reduzi-la aos seus termos mais humildes. E para, quando morrer, não descobrir que não vivi!

Henry David Thoreau, Walden ou a Vida nos Bosques


Desde a sua publicação em 1854, WALDEN OU A VIDA NOS BOSQUES, de HENRY DAVID THOREAU,se converteu numa bíblia secreta, lida e amada no mundo inteiro.Sem este livro planetário, que une poesia, ciência e profecia, não teria havido GHANDHI. o movimento ecológico e a rebelião mundal da juventude.Ele tem inspirado as sucessivas elites intelectuais a se insurgirem contra o convencional "American way of life" como é o caso de Henry Miller.A vida nas grandes cidades depende da vida nos bosques-assim, WALDEN levou a geração de hippies a redescobrir a terra e a natureza, as árvores e os rios, os bichos e as estrelas.Ensinou o homem a ser solidário mesmo na solidão, identificando o seu semelhante- o outro ao mesmo tempo igual e diferente- e a comungar com o universo.
A salvação do mundo e dos povos passa pela salvação do indivíduo, pelo respeito à liberdade individual- eis a lição suprema desse livro belíssimo e sábio que, dotado de uma juventude perpétua, nos ensina a amar a vida.Pelo seu dom de fazer florir e frutificar o coração do homem, WALDEN ou a vida nos bosques é uma semente.

Rosa Maria Olimpio

2 comentários:

cidda disse...

Prezada Rosa,
Gostei dessa dica. Vou ler assim que puder.
Abraços,
Saudades,
Cida dos Santos.

denise disse...

olá, rosa
criei um blog chamado "lendo walden", com notas de leitura e pesquisas que fiz durante a tradução da obra.
se quiser visitá-lo, o endereço é http://lendowalden.blogspot.com

abraço
denise

Postar um comentário

Faça seu comentário abaixo: